NovidadesNova Opção no Gerenciamento da Psoríase Palmoplantar
Nova Opção no Gerenciamento da Psoríase Palmoplantar
A psoríase é uma doença de caráter inflamatório crônico da pele e seus tipos podem variar por conta de a mesma possuir forte base genética. Esta doença é caracterizada por alteração complexas no crescimento e diferenciação epidérmica, além de múltiplas anormalidades bioquímicas e vasculares em nosso sistema nervoso.
Aproximadamente 12% dos pacientes afetados pela psoríase apresentam Psoríase Palmoplantar (PPP), que está associada a uma incapacidade funcional aumentada.
Atualmente, foi relacionado o uso do metotrexato com o alívio dos sintomas da psoríase através da inibição da síntese de DNA e RNA nas células T e queratinócitos ativados, onde consequentemente houve o início de mecanismos antiproliferativos e imunomoduladores.
Através de um estudo foi possível comparar os efeitos da monoterapia com metotrexato oral vs. Metotrexato oral com luz ultravioleta B (NB-UVB) no tratamento da Psoríase Palmoplantar (PPP), e foi possível concluir que A combinação de fototerapia NB-UVB com metotrexato ajuda a obter uma melhor resposta clínica (redução no escore m-PPPASI) do que a monoterapia com metotrexato no tratamento da PPP recalcitrante.