As vendas de produtos de beleza de prestígio sofreram uma queda
de aproximadamente 19% em 2020, para US$ 16,1 bilhões. Porém, infelizmente as
vendas de maquiagem (a maior categoria desse mercado) foram as que mais
perderam, com uma queda de 34% no ano em comparação a 2019. As vendas de
produtos para a pele, caíram menos, entretanto foi um número alarmante, cerca
de 11%. Já de forma surpreendente, as vendas de fragrâncias sofreram um baque
bem menor, de “apenas” 8%.
De acordo com a consultoria NPD Group, responsável por monitorar
os números do segmento de beleza de luxo nos EUA, a queda mais suave para o
negócio de fragrâncias se deve a recuperação no segundo semestre por conta da
aceleração das vendas online, que ajudaram consideravelmente a compensação
das perdas nas lojas físicas que ainda vivem um momento desafiador.
As vendas de perfumes (os extratos) cresceram dois dígitos no
ano, onde a NPD atribui esse movimento ao fato de que os consumidores
norte-americanos estão buscando por fragrâncias mais duradouras. Como os
extratos tendem a ser mais caros, isso também ajudou a impulsionar o resultado
em dólar dessa categoria. Já o segmento de perfumes para casa, que nos
últimos anos já vinham em alta, aceleraram ainda mais, puxando o crescimento da
categoria de fragrâncias.