NovidadesPRIMEIRA ESTRATÉGIA DE TESTE DE TOXICOLOGIA SEM CRUELDADE DO MUNDO ADOTADA PELA OECD
PRIMEIRA ESTRATÉGIA DE TESTE DE TOXICOLOGIA SEM CRUELDADE DO MUNDO ADOTADA PELA OECD
Uma estratégia validada e desenvolvida em conjunto pela BASF e Givaudan, aborda três métodos alternativos que podem ser utilizados com o intuito de prever se uma substância causa reações alergenicas na pele sem a utilização de animais, e esta estratégia foi aprovada pela OECD.
A dupla também criou uma estratégia de teste projetada para prever a intensidade de uma reação alérgica, que também foi aprovada pela OECD, onde esta técnica possibilitou a abertura de caminhos para o abandono de teste em animais para reações alérgicas.
Dr. Robert Landsiedel, Vice-presidente de Toxicologia Especial da BASF, explica que por mais de 10 anos trabalharam para atingir esse objetivo, e afirma que deram um grande passo a frente, visto que podem utilizar métodos alternaivos para responder questões toxicológicas mais complexas sem teste em animais. O Dr. Andreas Natsch, chefe de Triagem Molecular in vitro da Givaudan comentou que este procedimento possui uma melhor previsibilidade para riscos de alergia em humanos quando comparados com os testes tradicionais em animais.