NovidadesBraskem se torna parceira da NXTLEVVEL Biochem para pesquisa e desenvolvimentos de solventes renováveis
Braskem se torna parceira da NXTLEVVEL Biochem para pesquisa e desenvolvimentos de solventes renováveis
A pretoquímica brasileira fez parceria com a holandesa Nxtlevvel Biochem, com o intuito de estudar oportunidades de mercado para solventes feitos de matérias-primas renováveis.
O objetivo dessa colaboração é o lançamento de solventes mais sustentáveis na América Latina. A parceria abrange soluções para segmentos como tintas e vernizes, agroquímicos, higiene pessoal, homecare e limpeza tanto industrial como institucional.
Fabio Barbosa, diretor de negócios de Solventes da Braskem, atesta que o objetivo é unir forças para avançar na estratégia de diversificar perfis de matéria-prima e construir um mundo mais sustentável, ao mesmo tempo em que planejam aplicar a presença de mercado da Braskem.
Com sede na Holanda, a Nxtlevvel é uma empresa de joint venture que reúne a experiência industrial do Towell Engineering Group com a tecnologia avançada desenvolvida pela GFBiochemicals. A empresa possui tecnologia própria e conta com uma vasta experiência em soluções de alto desempenho em química sustentável que, aliadas ao empenho e dedicação da Braskem no desenvolvimento de produtos químicos, torna-se o ponto de partida para ampliar ainda mais o prtfólio de solventes da Braskem para a América Latina.
"A Nxtlevvel e a Braskem estão colaborando para identificar mercados para derivados do ácido levulínico, alavancando a força de nossa tecnologia junto com a posição de liderança de mercado da Braskem em solventes", comentou Aris de Rijke, CEO da NXTLEVVEL Biochem.
A tecnologia da Biochem, é considerada altamente inovadora, proprietária e pela primeira vez, está permitindo a produção de derivados de levulinato em escala industrial. A pedra angular é a tecnologia patenteada de ácido levulínico derivado de biomassa e seus ésteres, que permite a produção acessível de solventes de base biológica e outros de base biológica produtos químicos.
Além de buscar ser representante na América Latina para os produtos da empresa holandesa, a Braskem continua seu comprometimento com o desenvolvimento de solventes renováveis proprietários. O mercado de solventes na América Latina registra vendas anuais em torno de 1,5 milhão de toneladas, sendo cerca de 55% (800 kg de toneladas por ano) desse volume vendido no Brasil, onde a Braskem já detém 25% da participação de mercado.