Como resultado dos vários confinamentos, novas práticas de
cuidados com a pele surgiram, muitas vezes inspiradas em conceitos japoneses.
Nossa visão de beleza também mudou. Os rituais são minimalistas e os produtos
para a pele, que progrediram significativamente, ao contrário da maquiagem, que
está ficando para trás, estão se tornando mais eficientes. As técnicas de
massagem completam o quadro, para o maior bem-estar da nossa pele.
Embora a situação possa variar significativamente de um
mercado para outro, a pandemia teve um impacto profundo nos hábitos de consumo.
A maquiagem é quase toda solta, enquanto a higiene, os cuidados com os cabelos
e a pele se beneficiaram com os confinamentos. O perfume, depois de uma queda
mundial, está passando por uma boa recuperação em muitos mercados.
Não apenas o interesse por produtos para a pele aumentou
inegavelmente durante os períodos de confinamento, mas os hábitos de cuidado
com a pele também mudaram de maneira duradoura: Chega de camadas de produtos, a
tendência é a simplificação, o respeito pela pele e o "jejum
cutâneo".
Acima de tudo, o objetivo é o bem-estar da pele para uma tez
fresca e natural. As pessoas investem nos cuidados diários e na higiene, em vez
de perder tempo escondendo imperfeições. Eles querem uma pele perfeita,
luminosa e unificada ... com um mínimo de produtos, integrando novas técnicas
de massagem facial.
Outra tendência, ainda mais minimalista, o skin fasting,
recomenda o uso de um mínimo de produtos para que a pele se autorregule e se
regenere. Diz-se que esse jejum cutâneo, que agiliza a aplicação de cosméticos
em dois ou três produtos essenciais, dá resultados depois de apenas duas
semanas.
A tendência skipcare também visa reduzir o número de
produtos, fazer melhor com menos, mas também combater o desperdício. O ritual
de cuidado da pele é reduzido a um limpador e um hidratante. A escolha dos
produtos utilizados é tanto mais relevante quanto devem ser eficazes, mais
concentrados em princípios ativos e multifuncionais.
Esse minimalismo não significa que o tempo gasto nos
cuidados com a pele será reduzido. Ao contrário, está em voga o uso de
acessórios ou técnicas de otimização para maior eficiência.
Como prova, as buscas no Google sobre esses assuntos mais
que quadruplicaram em 2021. Automassagem, uso de jade ou rolo de quartzo rosa
dependendo dos benefícios buscados, a técnica de gua sha (raspagem, areia) ou
técnicas mais high-tech como os oferecidos pela marca sueca Foreo. Seu
best-seller LUNA 3, composto de pontos de silicone, combinados com pulsos
T-Sonic, remove até 99,5% das impurezas. A mais recente adição, BEAR combina
micro-correntes avançadas, pulsações e sistema anti-choque para estimular os 69
músculos do rosto e pescoço. Efeito reafirmante garantido! A Estée Lauder
registrou recentemente duas patentes separadas, uma para um dispensador
reutilizável que resfria o produto antes do uso para otimizar suas
propriedades, a outra para uma almofada de aquecimento multicamadas. O produto
por si só não é mais suficiente e a busca por uma eficiência cada vez mais
ótima está se tornando a busca absoluta.
A mulher quer uma pele luminosa, com brilho perfeito, lisa,
sem imperfeições ... o brilho perfeito. As marcas, portanto, reinvestiram nesse
nicho, oferecendo novas fórmulas galênicas, como espumas esfoliantes e loções
mais fáceis de usar, concentradas em princípios ativos ou baseadas em complexos
enzimáticos patenteados. A limpeza profunda do rosto volta a ser um gesto
fundamental. E para adicionar um toque de perfeição, um creme BB ou CC
substituirá a base agora obsoleta.
Diante desses novos desafios, os laboratórios devem
revisitar suas fórmulas. Por um lado, eles têm que integrar essas novas rotinas
de cuidados com a pele trabalhando o lado sensorial, e por outro, eles têm que
encontrar fórmulas mais simples, mais naturais, livres de ingredientes
polêmicos ... em suma, mais "eco-concebidos "
De acordo com Mintel , 62% dos Millennials se preocupam com
as listas do INCI e outras informações na embalagem, incluindo o respeito ao
meio ambiente. Higiene e cuidados com as mãos também é uma nova área de foco,
devido ao COVID. As marcas terão que apresentar novas soluções para atender à
demanda. Para os fornecedores de ingredientes, o desafio é conciliar todos os
aspectos da RSC, tendo em mente os principais requisitos do consumidor.