A Pantone acaba de revelar a Viva Magenta como a cor do ano de 2023!
Todos os anos o instituto de cor e seus especialistas vasculham o mundo avaliando tendências e aspectos sociais, culturais e até políticos para definir a cor da próxima temporada. A extensa pesquisa de tendências elaborada pela marca em 2022 resultou no Magenta, um tom Pantone 18-1750, como cor do ano, conforme anúncio realizado no dia primeiro de dezembro.
Para eleger a cor, a Pantone considerou o ataque de desafios que as pessoas enfrentaram nos últimos anos, como a pandemia da Covid-19. Para tanto, fez-se necessário um “vermelho animado, pulsante de movimento”, olhando a natureza como uma das principais inspirações. Segundo a empresa, é um tom ousado de vermelho que fala da força e vitalidade necessárias para buscar um futuro mais positivo.
“Escolhemos essa cor porque sentimos que era um tom não convencional para um momento não convencional, algo que poderia nos apresentar uma nova visão”, afirma Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone. “É uma cor que realmente vibra com vivacidade e vigor, que demonstra um novo sinal de força, algo de que todos precisamos para um futuro mais otimista.”
A tradição começou nos anos 2000, mas tomo força em meados de 2007, quando passou a influenciar fortemente diversos setores, incluindo moda, artigos de decoração, design industrial e uma vastidão de produtos que ganham versões na cor do ano. Indiscutivelmente, no mercado de personal care isso não é diferente já que tendências de cores influenciam diretamente no lançamento de maquiagens, esmaltes e color cosmetics em geral.
Pensando além do óbvio, ainda é possivel explorar a nuance de vermelho na comunicação visual - embalagens primárias, secundárias, rótulos, anúncios - e, quem sabe, até ousar no desenvolvimento de sabonetes, máscaras faciais e outros tipos de produtos. Que produto inovador você lançaria com essa cor?